Ação de educação ambiental da empresa visa dar voz às comunidades impactadas pelas atividades do Campo de Polvo, na Bacia de Campos

O Projeto de Educação Ambiental Observação (PEA Observação), da PetroRio, é uma das iniciativas brasileiras inscritas na plataforma online World Social Responsibility Projects Initiative (WSRPI), que será lançada na 22ª edição do Congresso Mundial do Petróleo, em Istambul, entre 9 e 13 de julho. O objetivo da ação é identificar, monitorar e encaminhar os impactos da cadeia produtiva de petróleo presentes nos nove municípios que fazem parte da Bacia de Campos e são influenciados pelas atividades do Campo de Polvo, operado pela PetroRio.

“A inovação na concepção deste projeto, o dinamismo na implementação e os feedbacks positivos resultaram em um reconhecimento pelas comunidades envolvidas neste processo, fortalecendo o relacionamento com honestidade e confiança. A PetroRio acompanha de perto as ações de consultoria de campo e orienta as estratégias metodológicas do projeto”, disse Nelson Queiroz Tanure, CEO da PetroRio.

Cada cidade conta com um observatório que utiliza diferentes ferramentas de pesquisa participativa e meios para divulgar os resultados à sociedade. As principais técnicas de comunicação popular utilizadas para monitoramento são multimídia, com a elaboração de documentários. Os principais grupos participantes do PEA Observação são representantes de pescadores artesanais, quilombolas, pequenos agricultores, movimento de mulheres, entre outros, constituindo as Associações Observação, na qual estão concentradas as atividades do plano de trabalho delineado para cada município.

“O PEA Observação é um projeto financiado por uma empresa de petróleo que reuniu nove observatórios municipais para monitorar os impactos de sua própria atividade. Ao longo de todos esses anos de projeto, buscamos capacitar cada vez mais as comunidades para ter acesso aos seus direitos, acessar políticas públicas e participar da gestão ambiental local. Esta abordagem mostra o quanto a PetroRio se preocupa com a integridade e boa fé da iniciativa”, afirma o executivo.

A plataforma World Social Responsibility Projects Initiative pretende criar um banco de dados de projetos de responsabilidade social de empresas do segmento de petróleo e gás em todo o mundo. As iniciativas serão exibidas em um globo rotativo na Vila Global do 22º Congresso Mundial do Petróleo, em Istambul. As áreas de foco da WSRPI são meio ambiente, saúde, pobreza de energia, ética e direitos humanos, educação e comunidades locais.

 

Fonte:PetroRio

Top